No universo tecnológico atual, as linguagens de programação representam ferramentas indispensáveis que potencializam a inovação e a evolução digital. Com a ajuda delas, desenvolvedores e programadores têm a capacidade de criar soluções dinâmicas e eficientes que facilitam o nosso dia a dia. Também estilizada como C Sharp, esta linguagem pertence à família de linguagens de programação orientadas a objetos. C# foi lançado em 2002 pela Microsoft e hoje é muito amada na linguagem de codificação C++. Com ele, os codificadores podem criar elementos dinâmicos da web, como gráficos animados, mapas interativos, botões clicáveis ​​e muito mais.

Trata-se de uma linguagem de programação de alto nível — ou seja, que mais se aproxima da linguagem humana — e para propósitos diversos, permitindo que os desenvolvedores criem todo e qualquer tipo de aplicação com facilidade. Se você está interessado em desenvolver produtos e programas para dispositivos Apple, considere escolher a linguagem de programação Swift para aprender primeiro. Os desenvolvedores foram passando a utilizar a linguagem Swift porque ela oferece recursos mais modernos, como programação simultânea ou concorrente, e gerenciamento automático de memória.

Gran Cursos Online

Quando você escolhe o backend como especialidade, vai trabalhar com a parte do software que fica no servidor, garantindo a integridade dos dados e todo seu funcionamento, de acordo com a regra de negócio sugerida. As linguagens de programação usadas por esses profissionais são PHP, Java, JavaScript, Phyton, Ruby e C#. De acordo com uma pesquisa da Stack Overflow, JavaScript é a linguagem de programação mais usada pelos programadores da amostra, passando dos 69%. Com ela, é possível fazer com que todas as funções desenvolvidas criem vida diante dos usuários — ou seja, trata de todas as interações visuais com a plataforma ou sistema.

Dada a sua prevalência na mente dos desenvolvedores, as chances dessas cinco linguagens aumentarem em popularidade são altas – e, portanto, vale a pena incluí-las em nossa lista. Só que ainda assim ela é importante por construir como será apresentada uma página na Web. Então, ela é uma linguagem que está relacionada a programação e pode ser ótima para introduzir conceitos fundamentais aos iniciantes. Foi um dos primeiros sistemas que trouxeram a praticidade de escrever programas para o sistema operacional Windows. Visual Basic é uma linguagem de programação produzida pela Microsoft, como parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. A Linguagem de Consulta Estruturada – SQL ou Structured Query Language – é um dos recursos mais conhecidos do mundo.

Quanto a estrutura de tipos[editar editar código-fonte]

E assim como não sobrevivemos sem o ar, hoje quase nada funciona sem tecnologia. Por isso o Java, uma das linguagens da programação de softwares mais democráticas, é tão importante. Além de ser “fácil” de aprender, ele pode ser utilizado desde a criação de sites até jogos e aplicativos super utilizados como o Spotify. O Go, também conhecido como Golang, é uma linguagem de programação de código aberto, desenvolvida pelo Google. Ela é simples, possui uma sintaxe clara e organizada, permite otimizar e compilar o código rapidamente.

  • No entanto, uma das principais diferenças está na forma como os códigos que digitamos são traduzidos para nossos processadores.
  • Além de ser a principal linguagem de programação para a criação de aplicações para Windows, a C# também é aplicada em outras áreas, como o desenvolvimento de jogos e apps para celular, por exemplo.
  • Em meados da década de 60, os matemáticos John George Kemeny e Thomas Eugene Kurtz criaram a linguagem de programação BASIC.
  • Além disso, a linguagem de alto nível permite que você escreva códigos usando os idiomas que conhece (português, espanhol, inglês etc.) traduzindo-os em seguida para o idioma da máquina por tradutores ou compiladores.

Os programadores que usam HTML, CSS e JavaScript em conjunto obtêm um nível mais alto de controle do site e podem fornecer uma melhor experiência ao usuário em termos de navegação e legibilidade. É também a linguagem de programação mais procurada pelos gerentes de contratação nas Américas. Com a Harve Escola de Inovação, você aprenderá tudo sobre a linguagem de programação mais usada.

Por que existem vários tipos de linguagem de programação?

R é open source, sendo constantemente aprimorado por diversos profissionais pelo mundo. A linguagem também é multiplataforma, com suporte para sistemas operacionais Linux, Windows e Mac. O Visual Basic .NET, embora tenha perdido espaço para outras tecnologias como Java e C#, ainda é muito utilizado no mercado de soluções de alto nível. O objetivo dos professores https://agazetadoacre.com/2024/03/colunistas/guia-gazeta/9o-guia-gazeta/os-caminhos-para-se-tornar-um-cientista-de-dados/ era criar uma linguagem para uso didático, mais simples de ser assimilada pelos estudantes. Assim, o BASIC, que havia sido inspirado em FORTRAN e ALGOL 60, ganhava cada vez mais popularidade, exatamente pela facilidade de aprendizado. Swift é open source e foi projetada também com o objetivo de proporcionar liberdade para os programadores.

Mas, no fim do dia, ele precisa saber o que a equipe está fazendo, pois sua tarefa, muitas vezes, depende de etapas que estão sob responsabilidade de outra pessoa. Seja no exterior ou mesmo em seu país de origem, o bom programador tem características em comum, que conferem a ele um papel fundamental nas empresas. Veremos a seguir algumas dessas qualidades que vão fazer você se destacar. Para curso de cientista de dados isso, você pode construir mocapes de sistemas, colocar em prática alguma ideia que otimize a produção rotineira ou até mesmo criar um software para um negócio existente ou imaginário. Quando você precisa acessar a sua conta virtual de um banco em um computador ou mesmo alguns aplicativos da Receita Federal do Brasil, está em contato com os maiores exemplos da aplicação dessa tecnologia.